Assessoria jurídica para o seu condomínio

Em um condomínio o papel do síndico é de suma importância, no entanto a resolução de algumas situações foge de seu alcance, sendo necessário neste momento a contratação de um profissional para este fim.

 

A assessoria condominial se iniciou com a contratação de advogados, que auxiliavam o síndico em sua gestão condominial, realizando uma assessoria preventiva. Dentre as atividades realizadas por estes profissionais, destacam-se:

Gestão de conflitos entre condôminos;
Realizar cobranças aos inadimplentes;
Análise de contratos;
Auxilio na criação de regimentos internos;
Participação em reuniões e assembleias;
Representação em audiências;
Envio de notificações;
Assessoria trabalhista.

Percebe-se que tais atividades, orientam sim o síndico e realizar uma boa gestão de seu condomínio. O síndico que possui um assessor jurídico sente-se mais confiante para realizar seus trabalhos, sem contar que obterá maior eficiência na execução dos mesmos, uma vez que ele por ser o responsável legal do condomínio possui múltiplas tarefas, englobando as áreas cível, tributária e criminal.

 

Num primeiro momento a contratação de um assessor jurídico pode gerar certa resistência por parte dos moradores do condomínio. No entanto, com o tempo eles se acostumam com sua presença, ou melhor, presenciam os resultados obtidos com o auxílio deste profissional.

 

A contratação de um advogado pelo condomínio, traz paz e tranquilidade tanto aos condôminos quanto ao seu síndico. No caso de reformas, o assessor poderá orientar na escolha da empresa que executará os serviços, e isto tem trazido grande economia no valor dos serviços, vários já são os casos relatados sobre este fato.

 

Porém nos últimos tempos a assessoria jurídica tem sido substituída por empresas especializadas em assessoria condominial que contam não só com advogados, que orientam o síndico em questões jurídicas mas também com engenheiros, psicólogos, administradores e contadores, ou seja, uma equipe multidisciplinar altamente qualificada para auxiliar na execução de todas as atividades de um condomínio, seja ela estrutural, financeira, ou interpessoal.

 

Isto porque é perceptível o fato de que os condomínios estão cada dia mais parecidos com empresas, sendo assim nada mais oportuno do que se contratar uma assessoria para auxiliar o síndico na gestão desta “empresa” como um todo. Inúmeras vantagens podem ser listadas mediante a contratação de uma assessoria profissional, no entanto a maior delas, sem dúvida alguma é a redução de custos, isto porque não há perda de controle, uma vez que todas as atividades desempenhadas pela assessoria visam a otimização dos resultados. Além disso pode-se citar:

Gerenciamento das questões administrativas;
Representação do condomínio nos órgãos públicos;
Emissão de boletos bancários para pagamento da taxa de condomínio;
Seleção e treinamento de funcionários.

Diante do exposto fica claro que o condomínio só obterá benefícios com a contratação de uma empresa de assessoria. A responsabilidade legal do condomínio continuará sendo do síndico, no entanto, a resolução de conflitos bem como demais atribuições pertencentes a ele, será realizada sob orientação e supervisão de um profissional qualificado para este fim.